terça-feira, 2 de julho de 2013

Onde está o Corpo

ONDE ESTÁ O CORPO?
João 20:13  - “E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”.
Meus irmãos, o nosso assunto é sobre corpo. Quando você fala de corpo, não é?  Você fala de Corpo de Cristo. Agora, há uma coisa muito interessante e que nos chama a atenção aqui, é exatamente o que nós vamos ver hoje, o corpo morto e o corpo vivo. Por que o corpo morto? O que acontece para que o corpo, este já morto, a pergunta seria: onde está o corpo vivo, não é? Por que ela, Maria, foi ali à procura do corpo morto: mas onde está o corpo?  Mas a pergunta é: Onde está o Corpo Vivo? O ”Corpo” aqui é o corpo morto. O que é o corpo morto, o que é que acontece? Morreu, o que é que acontece?
A primeira coisa de grave que acontece quando o corpo morre, a primeira morte, quer dizer, a morte que define isso, é a morte cerebral, cabeça. Por que isso?  Porque todas as reações que se processam no corpo, elas são dirigidas pelo Cabeça. Quem é o Cabeça? Na Igreja, quem é o Cabeça? Jesus!
Então, a primeira coisa que acontece é o corpo morto, ele não tem o governo do Espírito, o Cabeça. A primeira coisa já define isso, certo? Uma das coisas que acontece, que faz com que a cabeça morra, o que é que é? É a falta de sangue, circulação. É a falta de oxigênio e a falta de glicose, por exemplo. São os nutrientes principais para a célula nervosa; é o sangue. Então se o sangue pára de chegar na cabeça, o que é que acontece? Então você tem morte cerebral. Então, a morte está ligada com o quê? Com o sangue que pára de circular. Então, o sangue no corpo, que é a Igreja, fala de quem? Fala do Espírito Santo.
Então, o corpo morto é um corpo onde o Espírito Santo parou de operar, o Espírito Santo não opera. Ora, se o Espírito Santo não opera, então esse corpo, o cabeça é quem? Não é Cristo, certo? Não é Cristo.  Se nesse corpo o Espírito Santo não opera, não opera, então você não pode dizer que o cabeça desse corpo é Cristo. Pode ser outra coisa. O cabeça pode ser a convenção, não é? Pode ser a Reunião das Igrejas Evangélicas, pode ser o Conselho Mundial das Igrejas, o cabeça pode ser a Reunião dos Missionários do Brasil, e não sei lá mais o que, pode ser qualquer outra coisa, mas para que o Cabeça seja Cristo, é necessário que o Espírito esteja operando neste Corpo. Senão, o que é que você tem? Senão você tem um corpo o quê? Um corpo sem vida.
Então, o que é um corpo sem vida? Quando você chega, não é? Ninguém gosta, mas você chega lá, no velório, chega com aquele olhar sempre, não é? Consternado, não é? Aí vem perguntas: como foi? Não é? Passou mal de repente. Então... ah! sim, então, mal, de repente? É, mas o quê? Sentiu alguma dor? Não, ele estava sentindo uma dor no peito! Aí a pessoa já pensa que também ela já está com umasinha... Não, onde foi a dor? Foi assim, era no braço, e tal... Ah, sim! É... Né... é novo, não é? É novo! É novo! Já com 88 anos... e tal, foi no hospital ou foi em casa? Não, foi em casa! Então, sempre tem essas perguntas, não é? As perguntas.
Dúvidas, não é? Olha, vem cá, se ele não tivesse.. você não acha que eles atrasaram não em levá-lo para o hospital? Ele passou mal ontem e eles só o levaram hoje de manhã! É, talvez se o levassem mais cedo, não é? É, quem é o médico dele? É Fulano. Ah! eu gosto muito do outro doutor, aquele outro inclusive ele viu um outro doente assim, e tal... então, as dúvidas. Então está morto; o morto não pode dizer nada, então, todo mundo ali na conversa, não é?
Esquecimento: Ah! logo esquece. Passou um dia, dois, três, uma semana e vem logo aquele negócio de inventário, aquelas coisas todas, não é? Então esquece-se logo. Então, o corpo sem vida, logo: esquecimento.
Homenagens: Você só faz homenagens, não é? O morto: olha, ele foi bom! Ó, uma pessoa assim, não é? Ele fez isso... Agora, quando você fala de morto, qual o tempo do verbo que você usa para o morto, hein? Passado: ele foi, você se lembra: ele fez, ele teve, ele falou, ele ouviu, etc. tudo passado. Então tudo o que você fala sobre o morto é passado. Meus irmãos, a religião é um corpo morto, tudo é passado: Jesus foi, Jesus fez, Jesus era, Jesus falou, Jesus ouviu ... Tudo passado. Então, tudo o que você fala sobre o morto é passado. Meus irmãos, a religião é um corpo morto, tudo é passado: Jesus foi, Jesus fez, Jesus era, Jesus falou, Jesus ouviu. Então sempre é um corpo morto. Então, é no passado, é sempre no passado. Então ela vive no passado. Quando você fala de passado, passado é o quê? Passado fala de quê? Fala de história. Então, você tem aqui o cristianismo histórico. O cristianismo histórico, é o cristianismo que fala de um corpo morto, sem vida. Corpo morto, não é?
Liturgia: Então, vejam só uma coisa: há liturgias, não é? O que é que é a liturgia? A liturgia é o serviço chamado no culto, mas a liturgia é o esforço que você faz para parecer que o corpo está vivo, é a maquiagem. Lá nos Estados Unidos existem funerárias especializadas. Aí, as  famílias, a família pode o seguinte: não, nós queremos o morto assentado. Aí coloca-o assentado na urna. Olho aberto, peruquinha às vezes, tudo certinho; olho arregalado, maquiado, sorrindo... fazem tudo àquele morto. Você chega lá, ele está assentado, olho aberto, todo mundo tomando coca-cola, maquiadinho, base e coisinha, cabelinho, tudo direitinho. E à vontade, todo mundo tomando coca-cola. Está vendo, está morto, mas você olha, parece que está vivo! Olha, é o mesmo sorriso, o mesmo olhar, aquela coisa, igualzinho. Você faz, dizem que fica perfeito; eu nunca vi, mas o pessoal lá diz que existem especialistas só nisso. Ele colocam o morto de qualquer jeito. Eu estava conversando com o pessoal lá, e eles contaram-me. Eles colocam o corpo recostado, assentado, olho aberto, olho fechado, vários aspectos. Então, isso é liturgia. Você prepara o corpo, não é? Você faz, você pega lá, o culto hoje, olha, o grupo de louvor vai ficar fazendo só hum, hum, hum... e ele pregando lá. Então tudo isso é a maquiagem do culto, não é? A pessoa pregar aquelas coisas, tudo aquilo é liturgia, é um corpo morto que sofreu maquiagem, não é? Você olha assim, agora ele ouve? Não ouve, não fala. Então você tem é liturgia, exatamente isso, liturgia.
Conceitos: O corpo que você tem, conceitos, não é? As pessoas dizem, não é? Não, ele achava isso assim, assim, assim. Ele está morto, ele não pode dizer nada. Olha, ela achava que isso assim, assim e assim, e às vezes ele não achava nada, entenderam? Então você começa a dizer tudo o que você  achava, e ele não achava coisa nenhuma. Então, tudo sobre o morto. Então gera o quê? debates, não é?
Lembranças: lembranças, não é? Você recorda aquelas coisas todas. Lembranças, por quê? o que é lembrança? Quando é que você tem lembrança, saudade, lembranças? É porque ele não está presente. Então, ele não está presente. Ele não está presente. Então, é a religião, é um corpo morto. Jesus não está presente. Então: saudades.
Saudades: Ah! eu me lembro, eu leio a Bíblia, ele falou com aquela mulher, que coisa... eu gostaria de ter vivido naquela época, ouvir a voz dele. Eu gostaria de ter sido igual a Paulo, não é? Eu gostaria... entenderam ? então é: saudades, não é? Saudades, lembranças.
Tristezas: Por que tristezas? Porque ele morreu, porque ele está morto. Então é o corpo morto. “Onde o puseram?” Maria estava triste. Onde está o corpo, não é? Onde está o corpo? Onde o puseram? Onde o colocaram? Então é a tristeza. Aí, vem as homenagens, não é? Aí você faz as homenagens todas de um corpo morto. Então naquela época se colocavam pós aromáticos. Aqueles ungüentos,  aquelas coisas todas e que eram homenagens ao morto. Então, todas aquelas coisas é o que se faz hoje normalmente. Então “saudades”; então você tem aquelas homenagens. No Natal, aquele negocinho ali com bezerrinhos, bonequinhos... na semana santa, ninguém come carne de boi, entenderam? Todo mundo, não é? Aquele negócio, só peixe e, eu não sei, porque peixe também é carne, só que peixe é outro tipo de carne, mas não sei, será por causa da cor, não é? Então todo mundo aí tem esse negócio. Então, saudades.
Derrotas: Porque a morte é o maior sinal que existe, é, quer dizer, é o sinal definitivo que se perdeu. Pronto! Então, a pessoa morreu, acabou. Não tem mais nada que se fazer. Então, não tem mais nada para ser feito. Então é a morte. Então você tem corpo morto, então você tem corpo morto. Ora a Bíblia diz o seguinte: pois onde estiver o cadáver, ali se ajuntarão as águias”:.. então, onde estão os  cadáveres, o que é que está lá?  Os abutres. Onde estão os cadáveres, estão os abutres. Então os abutres estão onde? Uma pessoa vai caminhando num deserto e caiu lá, e morreu lá. Está morto. Quem vai chegar lá? O abutre. Mas o abutre, ele vai lá, diante do morto, ele cai atraído pelo quê? Pelo cheiro da morte. Está morto, então ele vai lá. Nós estávamos conversando agora com uns irmãos nos Estados Unidos e este assunto estava sendo dado lá. O pessoal do oeste, de lá, disse que daquela região, estados que têm aquelas áreas desérticas, às vezes, quando um viajante e ele estava sentindo que ia desfalecer, ele fazia o seguinte: ele fazia  uma coisa, ele colocava a mochila às costas, assentava-se e enfiava a cabeça entre as pernas. E sabem por quê? Porque a primeira coisa que o abutre vê no corpo sabem qual é? Ele olha o corpo, vê que o corpo está morto, a parte predileta dele, sabem qual é? Os olhos! A primeira coisa que ele tira: os olhos. Então, vejam uma coisa: no corpo morto é a primeira coisa que tem que ser tirada logo, definitivo. A religião está aí, então é o corpo morto, corpo morto, então a primeira coisa que você tem que abolir definitivamente sem nenhuma chance, nem de pensar, sabem qual é? O olho serve para quê? Para ver o quê? para receber luz. Quem é a luz? Luz é a revelação. Então os olhos são para quê? São para revelação. Então a primeira coisa que a religião logo decide, define é: não temos nenhuma parte com a revelação. Não tem nada. Corpo  morto tem que logo definir. Está morto? Está morto. Mesmo morto você tira o olho, para você dizer logo, com clareza: olha aqui, não tem nada de revelação, a primeira coisa que precisa ser tirada, entenderam? E a religião faz exatamente isso: abomina a revelação.
Então, corpo, corpo morto. Corpo morto é o cheirinho de morte. Então, onde estão os cadáveres, aí se ajuntam os abutres. Então, você diz assim: é corpo morto? É corpo morto. Então ali a característica dele. Agora, o abutre chega perto do corpo vivo? Você está vivo ali, andando ali, vem então um abutre para pegar no seu olho, hein! Você passa a mão num pedaço de pau e o destrói, não é isso? Se não tiver pau, você pega-o pelo pescoço e o torce, e dá umas três pancadas com ele num poste e veja se ele resolve querer tirar seu olho... o que é isso rapaz, você quer vir tirar o meu olho? Eu vou acabar com você! Então, corpo vivo, deixa o corpo chegar, mas o abutre também, não é bobo, ele não vai chegar perto do corpo que está vivo. Ele só se aproxima do corpo morto.
Então, onde é o corpo vivo? Então o que é o corpo vivo? O corpo vivo, ele tem sinais, e que nós chamamos de sinais vitais. Certo? Então qual o primeiro sinal importante que o corpo está vivo? A primeira coisa não é?  A pessoa caiu lá, teve um problema lá, caiu no chão. O médico chegou assim, e o que é que aconteceu? Acho que ele teve uma parada, mas já voltou a respirar e aí o médico pega a lanterninha, e vai á no olhinho dele e coloca. Se a pupila abrir e fechar, entenderam? Então o que é que aconteceu? Não teve morte cerebral. Ele está vivo. Então o que é que acontece? O primeiro sinal de vida está aqui, olhe, olhem, ele reage a luz, ou seja, a primeira evidência do corpo estar vivo é a revelação. A revelação está presente? Está presente. Está presente, então o corpo está vivo. Então, se a revelação não está presente, ih!   ... está difícil. Mas a primeira, então há governo, o sistema nervoso está funcionando, não é? Então, no corpo. O corpo vivo o que é que está? Ele está pulsando, não é? Está pulsando, o que é que está acontecendo? Então o sangue está circulando, não é? É o Espírito está operando, e tudo; Ele alimenta, Ele purifica. O Senhor está operando. É o crente que chegou triste, e o Senhor o abençoou. É o outro que chegou oprimido e o Senhor o libertou. É o outro que está com um problema, e o Senhor tira, liberta. Então é o Espírito operando dentro desse Corpo. O Senhor está revelando: entrou hoje, aqui, um com uma dificuldade em casa e o Senhor dá-lhe uma bênção, uma libertação. Entrou aqui um outro que está com um problema de saúde e o Senhor abençoou. Então é: o Espírito operando dentro desse Corpo, continuamente, o Espírito operando, alimentando, nutrindo, purificando. Então isso, é o Corpo vivo que está funcionando. É o corpo vivo. Então: alimento. Então, ele alimenta, não é? Então é: purificação, purificação são aquelas coisas que precisam ser tiradas, não é? O corpo morto, não fala nada, não come, não bebe, mas também não funciona nada, mas o corpo vivo está se purificando também, são aquelas coisas que entram e que precisam ser retiradas, estar sempre agindo assim. Então os sentidos vitais, não é? Você, o Corpo vivo, você vê, ele tem o corpo vivo, você não o leva. O corpo morto, você tem que levar, não é isso?  Põe pra aqui... você pode pegar um morto e botar ele de qualquer jeito. Você pode botar ele de cabeça prá baixo, ou deitado, ou em pé, não é? Dizem que em alguns países onde há dificuldade de local para sepulturas, não é? Dizem que enterra-se o sujeito em pé. De pé, de pé, não tem problema nenhum, o morto não reclama, não é? E tal. Teve um pastor nosso aqui não é? E foi fazer lá um culto  de sepultamento e estava lá e ali e o diácono chegou e disse assim: pastor, eu acho que a gravata lá do morto está muito apertada! Aí o pastor disse assim: Companheiro, ele não reclamou, deixa! Certo? Então, não reclamou deixa. Não tem problema nenhum. O morto você faz, você o põe onde você quiser. Então, corpo morto você faz o que você quiser. Religião é isso, é um corpo morto você põe do jeito que você quiser, não é? Do jeito que você quiser. Há coisas mais impossíveis. Esses dias tinha um pessoal que saiu da Obra, interessante, que o sujeito sai e eu sempre digo: olha, membro que sai do corpo pode viver um pouquinho, mas daqui a um pouco, já começa a morrer. Um irmão veio, e sabe pastor, aqueles dois irmãos que saíram da Obra? Eles saíram e que foram para um lugar lá e todas as doutrinas da Obra eles levaram para lá... Eu disse: É? É! Só que agora eles fizeram uma modificação. Olha! E qual foi a modificação? Não, agora não é o clamor pelo Sangue de Jesus, não, é o clamor pelo Sangue de Cristo. Quer dizer, botaram mais uma coisa. Então, cometerem um erro gravíssimo, porque “Jesus” fala de quê? “Jesus” fala do Cordeiro, é o significado de salvação. “Cristo” fala de unção. Então eles tentaram fazer uma modificação, e acabaram piorando o negócio deles.
Então o homem sem revelação, então isso é corpo morto. Você faz o que você quiser: você o leva para lá, traz para cá, estão entendendo? Não há sentido, quer dizer, o sentido não há. Você vê, você pega um corpo morto, não é? Você faz um buraco ali para ser jogado, você joga, não tem nenhum problema. Mas o vivo não! Ele está vendo. Então ele anda, ele está vendo. Então ele anda e ninguém precisa levar. O corpo vivo, ele não está sendo levado por ninguém. Olha... um grupo de pessoas aqui carregando o pastor “X” aqui, tem quatro que sempre o leva... não, agora eu quero beber água... e os quatro pegam-no, levando-o para beber água... não, agora eu quero dormir... e os quatro levam-no para dormir. Não, agora eu quero almoçar ... Não! Ele vai sozinho beber água, dormir e etc.  Então, então a religião é exatamente isto, é um corpo levado, é um corpo sem vida. A Igreja é um corpo que tem vida. Então ela tem o Cabeça, então o impulso do Cabeça é o impulso que move, move para andar, move para falar, move para ouvir. Então, são os impulsos do Cabeça.
Então, o seguinte, tudo o que a Igreja faz, que ela está tendo, é o impulso. Os impulsos nervosos, então são os impulsos do Cabeça. Quem é o Cabeça? Cristo! Então eu estou fazendo isso porque o Senhor revelou. Eu estou agindo assim porque o Senhor revelou. Eu estou fazendo isso porque o Senhor revelou. Então tudo está na dependência do Cabeça. Então, são os sentidos. Então você anda, você fala, você ouve, tudo então é um corpo que tem vida. Então o corpo que tem vida, o que é que acontece? Ele está sempre presente. Hoje Ele está falando aqui, Ele está mostrando aqui. Não é o passado, não é o que foi ontem, não é o que foi hoje, mas é o que Ele está falando hoje, está abençoando hoje, está operando hoje, então, é Jesus vivo! Então a igreja é exatamente isso.
Então, a grande diferença que há entre a Obra e a religião. O que é que é a religião? A religião é um corpo morto. O que é que está ali? Abutres. corpo vivo; o que é Corpo vivo? Não, ele tem sinais. Então as evidências, não é? O Espírito operando, o sangue está circulando: ele te alimenta e te purifica. Então os sentidos, não é? Então todos os sentidos que ele tem, os sentidos de vida, então: os sentidos vitais.
Crescimento: é uma outra característica. Então corpo vivo, ele cresce. Então: “E todos os dias, acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.  Então são essas as características é o crescimento em número? É o crescimento em número, mas é o crescimento também na graça, é o crescimento também na bênção, é o crescimento também na experiência. Estas são particularidades de um Corpo que está vivo, de um Corpo que está vivo. Agora o corpo que está vivo, ele está vivo. Agora, você precisa de ter cuidado para nada afetar a cabeça, porque qualquer problema de cabeça, você pode criar lesões irreversíveis, entenderam? É o que acontece às vezes. Às vezes você pega um grupo, às vezes e tal e eles tiveram, começaram na presença do Senhor e tudo, e de repente, eles tiveram um problema, e houve uma intervenção do governo do Senhor. Pronto! Você não tem nada. Você tem agora movimentos incoordenados, não é? Então você tem às vezes, na Igreja pessoas que estão no Espírito e outras que não estão no Espírito. Tem outras que estão na direção do Senhor, e outras que não estão. Então você tem um corpo desordenado. A pessoa às vezes tem um problema, não é? Trombose e essas coisas, uma parte, necrosou da cabeça. Então você tem uma parte que está funcionando e outra parte que não está funcionando. Esse corpo, é um corpo doente. Nós não vamos falar aqui sobre o corpo doente. Nós estamos falando sobre o corpo morto. Sobre o corpo doente então é uma outra característica, não é? E que é diferente. Então você tem: o braço aqui funciona e o de cá não funciona. Uma perna funciona e a outra não. Então você tem uma igreja totalmente desordenada. Há o corpo vivo aqui, você tem: a Igreja e o Cabeça, não é? Então todo o funcionamento. Então, onde então você tem aqui, você  tem: vida no Corpo, onde Jesus se revela, então Jesus se revela. Jesus é a evidência de quê?  Jesus é a evidência de vida, certo? Se Jesus é a evidência de vida, Jesus se revela no Corpo que tem vida, não é? Então você tem evidências de vida.
Então você diz assim: eu me lembro de uma senhora e que chegou um dia em minha igreja e ela disse-me assim: eu não entendo a sua igreja. Onde é que está Jesus aqui? O senhor disse, falou de Jesus e não tem nada aqui que me lembre Jesus: não tem uma cruz, não tem nada, não tem nada aqui que identifique aqui Jesus. Não tem um símbolo, nada que identifique Jesus e por que é que o Senhor disse que Jesus está aqui? Isso é muito subjetivo...e olhei para ela e disse assim: a senhora está viva? Ela disse: claro, é óbvio. Tudo bem, a senhora está viva. Tudo bem, a senhora faz o seguinte: a senhora vai ali no hospital, chama um cirurgião, vai lá no centro cirúrgico e manda o cirurgião achar a vida dentro da senhora, cortar a senhora todinha para achar a vida! Ele vai achar? Não tem nada aqui, não é? Escrito vida, não é? Não tem nada. Vida a senhora não vê, agora a senhora tem sinais de vida, ou seja, a senhora está viva. Por quê? Porque a senhora está andando, a senhora está falando, está vendo, está ouvindo.
Então, dentro desse corpo, desse seu corpo, existe vida. Por quê? porque há evidências de que o seu corpo tem vida. A senhora não vê Jesus aqui, não vê um retrato, não vê uma cruz, mas Jesus está aqui. Por quê? Porque uma pessoa entrou aqui e fora curada, porque o Senhor deu uma visão a uma irmã ali, porque o Senhor falou a uma irmã ali, que ela teve uma revelação. A senhora sabe o que é revelação? Revelação é Deus falando.
Então você tem aqui as evidências de quê? De Jesus, de Jesus que está presente aqui. Então isso são sinais vitais. Então, onde Jesus se revela? Jesus se revela no Corpo vivo. Por quê? Porque Ele é a vitória sobre a morte. Então, qual foi a Palavra do Senhor Jesus? “Eis que estou convosco todos os dias”. Depois que Jesus morreu Jesus se revelou a Pilatos? Pilatos viu Jesus de novo? O sumo sacerdote viu Jesus de novo, hein? Não. Os soldados viram Jesus de novo? Não. Para eles, Jesus se tornou um corpo morto. E os discípulos lá no caminho de Emaús estavam também com a mesma dificuldade e foi necessário que o Senhor Jesus se revelasse a eles para que eles entendessem que Jesus não estava morto, mas que Jesus estava vivo. “Eis que estou convosco”, então, o Corpo vivo.
O Bom Cheiro: Jesus está presente, o que é que acontece? Acontece o quê? O bom cheiro. Então o corpo morto, você tem o quê? mau cheiro, porque é o cheiro do pecado, não é? Então é o cheiro de um corpo, não é? Em estado já de decomposição e tudo mais, não é? Então você tem agora o Corpo vivo, você tem o bom cheiro. Então a igreja, ela tem que ter o bom cheiro. Então é o bom cheiro de quê? A própria palavra diz: “O bom cheiro de Cristo”. Então o abutre não vem cá por causa do cheiro, está vivo, então ele não chega perto, por quê? Porque ele não está ficando maluco... certo? Então ele vai chegar, não é? Você tenta ver se pega um urubu na estrada, você sai correndo atrás dele e ... pega o urubu aí... você correu, e ele dá no pé. Agora, morre lá na beira da estrada para ver se ele vai correr de você, ele vai correr de você nada, ele vem pertinho de você, anda em cima de você e passa para lá e para cá e pula. Não tem problema nenhum, fica todo feliz. Agora, vivinho... Então é: o bom cheiro.
Então, meus irmãos, há grande diferença entre a Obra e a Religião. O que é religião? Religião é corpo morto. Então tudo isso aqui é o que a religião fala, então é o corpo sem vida. É a pergunta: “Onde o puseram, onde ele está? Como é que ele era? Como é que ele foi?” Então tudo isso aqui são os questionamentos do corpo sem vida.
Agora, vida no corpo está aqui. Então aqui está toda a operação de vida. Então é o corpo que tem vida. Onde Jesus se revela? Jesus se revela no corpo que tem vida. Tem vida. Quais as evidências de vida, não é? Então quais os sinais de vida. Então você tem tato, não é? Sensibilidade. Então tudo isso são sinais de vida. Então as evidências de uma igreja que está viva. Nós vamos caminhar, cada dia mais, para uma diferença evidente, clara entre a Igreja, sobre Obra, e religião. Essa diferença, ela vai ser clara à medida em que o tempo estiver passando, à medida que o Senhor for falando, essa diferença vai se tornando cada vez mais clara, a diferença entre religião. O que é religião, e o que é Obra. Não tenho nada contra a religião. Religião está aqui e a Obra está desse lado. Então há uma diferença fundamental. A diferença fundamental é que a Obra, ela tem vida. Religião não tem vida. Então essa é a diferença.
Por isso que hoje, o culto profético. O que é culto profético? O culto profético para nós hoje é uma experiência de vida. Então é a evidência de que a Igreja é um Corpo vivo, ou seja, Jesus está vivo. Então ela se revela de que maneira? Jesus hoje está se revelando através dos dons, através das operações que estão acontecendo. Então é um corpo que está vivo. Então isso é a Igreja, então tudo aquilo que foi a igreja  primitiva. Então toda a experiência da igreja primitiva. Então essa é a diferença fundamental, não é?  Ou então, onde o puseram? Onde está o  corpo? Não é?
Tem vida. Corpo com vida, então o corpo que tem vida,  há os impulsos. Cada revelação que o Senhor dá é um impulso para esse Corpo, não é? Então o cabeça dá os impulsos, dá os impulsos nervosos, não é?  Todo mundo fala sobre os impulsos nervosos e que são os impulsos que você tem para fazer isso, para andar, para correr, para andar mais devagar, para você andar mais depressa, para falar, para parar de falar, para assentar, para levantar. Então, os impulsos nervosos são os  impulsos nervosos. Então a igreja, a igreja do Senhor, a obra do Senhor, hoje, ela vive de impulsos. Quem são esses impulsos? Esses impulsos são as revelações. Então todas as decisões que, que são tomadas: faz isso, faz aquilo, são revelações que estão sendo dadas continuamente. Vejam uma coisa: a pessoa que está viva, o corpo vivo, os impulsos nervosos são contínuos, você está tendo impulsos nervosos continuamente. Está vendo? Impulso nervoso! Ele não cessa, não cessa. No corpo vivo os impulsos nervosos não cessam. É um após o outro. A igreja está aqui reunida, o Senhor está revelando. Na Obra, o Senhor está revelando, está revelando, está revelando, está falando, está dando sonho, está dando visões, está dando revelação, está falando na Palavra. Então é continuamente isso, por quê? Porque há uma operação nesse corpo, há uma operação do Espírito Santo nesse corpo, é o sangue que está correndo, agindo dentro desse corpo e há um comando que se chama: Cabeça; o cabeça está vivo, não é?
Então aqui, vejam só uma coisa, vejam só: a boca não está na barriga. Você diz assim, mas a boca... tudo é profético. Deus fez o homem à sua imagem e à sua semelhança. Então vejam só, se fosse para fazer a boca na barriga era mais fácil, você chegava para comer estava com pressa, chegava e encostava a boca que estava na barriga e se enchia e pronto... Entenderam? Fácil !  Certo? E descansar. Mas a boca está aqui em cima. O olho podia ser na ponta do dedo e você podia, por exemplo, olhar as costas, certo? Mas o olho está aqui em cima. O ouvido está aqui também não está em outro lugar.
Então você tem órgãos num sentido muito importante. Você tem: a boca você tem o nariz? Tem, é o cheiro. Você tem olhos e você tem o ouvido e que estão exatamente na cabeça.  Não estão em outro lugar.
Então vejam só irmãos, a revelação, ela está em Jesus, é o cabeça, é Ele. Ele é a fonte de tudo. Ele é o início daqui, que ouve também, que fala também. Então, isso é a Obra, então está tudo no Cabeça, está tudo Nele, é a revelação, é o que ouve, é o que fala, é o que percebe, entenderam? E tudo isso está onde? Na Cabeça. Então o Cabeça tem que estar vivo, porque aqui é que está funcionando todos os sentidos maiores.
É por isso que a igreja, nessa hora, ela precisa ter o Cabeça e que está vivo. Então é: Jesus vivo, para que todas as coisas, para que todos os sentidos sejam percebidos.
Então isso é igreja. Se isso aqui não está funcionando, se você está vivo daqui para baixo, não funciona nada, certo? Que o senhor nos abençoe.

SEMINÁRIO  -  5º PERÍODO
MAANANIM/ES   -  MAIO /1995.

ONDE ESTÁ O CORPO?
- JOÃO 20:3

I  -  INTRODUÇÃO

ONDE O PUSERAM?

II  -  CORPO  -  SEM VIDA

 1. Perguntas
 2. Dúvidas
 3. Esquecimento
 4. Homenagem
 5. Leturgia
 6. Conceitos
 7. Debates
 8. Lembranças
 9. Tristezas
 10. Saudades
 11. Derrotas
MATEUS 24:28

III -  VIDA NO CORPO

1. Pulsando Alimento
2. Sentidos Vitais Purificação
Crescimento Ação


IV  -  ONDE JESUS SE REVELA

 1. Vitória sobre a morte
 2. Eis que estou convosco
 3. O bom cheiro  -  2ª Cor. 2:15
ONDE ESTÁ O CORPO?
João 20:13  - “E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”.
Meus irmãos, o nosso assunto é sobre corpo. Quando você fala de corpo, não é?  Você fala de Corpo de Cristo. Agora, há uma coisa muito interessante e que nos chama a atenção aqui, é exatamente o que nós vamos ver hoje, o corpo morto e o corpo vivo. Por que o corpo morto? O que acontece para que o corpo, este já morto, a pergunta seria: onde está o corpo vivo, não é? Por que ela, Maria, foi ali à procura do corpo morto: mas onde está o corpo?  Mas a pergunta é: Onde está o Corpo Vivo? O ”Corpo” aqui é o corpo morto. O que é o corpo morto, o que é que acontece? Morreu, o que é que acontece?
A primeira coisa de grave que acontece quando o corpo morre, a primeira morte, quer dizer, a morte que define isso, é a morte cerebral, cabeça. Por que isso?  Porque todas as reações que se processam no corpo, elas são dirigidas pelo Cabeça. Quem é o Cabeça? Na Igreja, quem é o Cabeça? Jesus!
Então, a primeira coisa que acontece é o corpo morto, ele não tem o governo do Espírito, o Cabeça. A primeira coisa já define isso, certo? Uma das coisas que acontece, que faz com que a cabeça morra, o que é que é? É a falta de sangue, circulação. É a falta de oxigênio e a falta de glicose, por exemplo. São os nutrientes principais para a célula nervosa; é o sangue. Então se o sangue pára de chegar na cabeça, o que é que acontece? Então você tem morte cerebral. Então, a morte está ligada com o quê? Com o sangue que pára de circular. Então, o sangue no corpo, que é a Igreja, fala de quem? Fala do Espírito Santo.
Então, o corpo morto é um corpo onde o Espírito Santo parou de operar, o Espírito Santo não opera. Ora, se o Espírito Santo não opera, então esse corpo, o cabeça é quem? Não é Cristo, certo? Não é Cristo.  Se nesse corpo o Espírito Santo não opera, não opera, então você não pode dizer que o cabeça desse corpo é Cristo. Pode ser outra coisa. O cabeça pode ser a convenção, não é? Pode ser a Reunião das Igrejas Evangélicas, pode ser o Conselho Mundial das Igrejas, o cabeça pode ser a Reunião dos Missionários do Brasil, e não sei lá mais o que, pode ser qualquer outra coisa, mas para que o Cabeça seja Cristo, é necessário que o Espírito esteja operando neste Corpo. Senão, o que é que você tem? Senão você tem um corpo o quê? Um corpo sem vida.
Então, o que é um corpo sem vida? Quando você chega, não é? Ninguém gosta, mas você chega lá, no velório, chega com aquele olhar sempre, não é? Consternado, não é? Aí vem perguntas: como foi? Não é? Passou mal de repente. Então... ah! sim, então, mal, de repente? É, mas o quê? Sentiu alguma dor? Não, ele estava sentindo uma dor no peito! Aí a pessoa já pensa que também ela já está com umasinha... Não, onde foi a dor? Foi assim, era no braço, e tal... Ah, sim! É... Né... é novo, não é? É novo! É novo! Já com 88 anos... e tal, foi no hospital ou foi em casa? Não, foi em casa! Então, sempre tem essas perguntas, não é? As perguntas.
Dúvidas, não é? Olha, vem cá, se ele não tivesse.. você não acha que eles atrasaram não em levá-lo para o hospital? Ele passou mal ontem e eles só o levaram hoje de manhã! É, talvez se o levassem mais cedo, não é? É, quem é o médico dele? É Fulano. Ah! eu gosto muito do outro doutor, aquele outro inclusive ele viu um outro doente assim, e tal... então, as dúvidas. Então está morto; o morto não pode dizer nada, então, todo mundo ali na conversa, não é?
Esquecimento: Ah! logo esquece. Passou um dia, dois, três, uma semana e vem logo aquele negócio de inventário, aquelas coisas todas, não é? Então esquece-se logo. Então, o corpo sem vida, logo: esquecimento.
Homenagens: Você só faz homenagens, não é? O morto: olha, ele foi bom! Ó, uma pessoa assim, não é? Ele fez isso... Agora, quando você fala de morto, qual o tempo do verbo que você usa para o morto, hein? Passado: ele foi, você se lembra: ele fez, ele teve, ele falou, ele ouviu, etc. tudo passado. Então tudo o que você fala sobre o morto é passado. Meus irmãos, a religião é um corpo morto, tudo é passado: Jesus foi, Jesus fez, Jesus era, Jesus falou, Jesus ouviu ... Tudo passado. Então, tudo o que você fala sobre o morto é passado. Meus irmãos, a religião é um corpo morto, tudo é passado: Jesus foi, Jesus fez, Jesus era, Jesus falou, Jesus ouviu. Então sempre é um corpo morto. Então, é no passado, é sempre no passado. Então ela vive no passado. Quando você fala de passado, passado é o quê? Passado fala de quê? Fala de história. Então, você tem aqui o cristianismo histórico. O cristianismo histórico, é o cristianismo que fala de um corpo morto, sem vida. Corpo morto, não é?
Liturgia: Então, vejam só uma coisa: há liturgias, não é? O que é que é a liturgia? A liturgia é o serviço chamado no culto, mas a liturgia é o esforço que você faz para parecer que o corpo está vivo, é a maquiagem. Lá nos Estados Unidos existem funerárias especializadas. Aí, as  famílias, a família pode o seguinte: não, nós queremos o morto assentado. Aí coloca-o assentado na urna. Olho aberto, peruquinha às vezes, tudo certinho; olho arregalado, maquiado, sorrindo... fazem tudo àquele morto. Você chega lá, ele está assentado, olho aberto, todo mundo tomando coca-cola, maquiadinho, base e coisinha, cabelinho, tudo direitinho. E à vontade, todo mundo tomando coca-cola. Está vendo, está morto, mas você olha, parece que está vivo! Olha, é o mesmo sorriso, o mesmo olhar, aquela coisa, igualzinho. Você faz, dizem que fica perfeito; eu nunca vi, mas o pessoal lá diz que existem especialistas só nisso. Ele colocam o morto de qualquer jeito. Eu estava conversando com o pessoal lá, e eles contaram-me. Eles colocam o corpo recostado, assentado, olho aberto, olho fechado, vários aspectos. Então, isso é liturgia. Você prepara o corpo, não é? Você faz, você pega lá, o culto hoje, olha, o grupo de louvor vai ficar fazendo só hum, hum, hum... e ele pregando lá. Então tudo isso é a maquiagem do culto, não é? A pessoa pregar aquelas coisas, tudo aquilo é liturgia, é um corpo morto que sofreu maquiagem, não é? Você olha assim, agora ele ouve? Não ouve, não fala. Então você tem é liturgia, exatamente isso, liturgia.
Conceitos: O corpo que você tem, conceitos, não é? As pessoas dizem, não é? Não, ele achava isso assim, assim, assim. Ele está morto, ele não pode dizer nada. Olha, ela achava que isso assim, assim e assim, e às vezes ele não achava nada, entenderam? Então você começa a dizer tudo o que você  achava, e ele não achava coisa nenhuma. Então, tudo sobre o morto. Então gera o quê? debates, não é?
Lembranças: lembranças, não é? Você recorda aquelas coisas todas. Lembranças, por quê? o que é lembrança? Quando é que você tem lembrança, saudade, lembranças? É porque ele não está presente. Então, ele não está presente. Ele não está presente. Então, é a religião, é um corpo morto. Jesus não está presente. Então: saudades.
Saudades: Ah! eu me lembro, eu leio a Bíblia, ele falou com aquela mulher, que coisa... eu gostaria de ter vivido naquela época, ouvir a voz dele. Eu gostaria de ter sido igual a Paulo, não é? Eu gostaria... entenderam ? então é: saudades, não é? Saudades, lembranças.
Tristezas: Por que tristezas? Porque ele morreu, porque ele está morto. Então é o corpo morto. “Onde o puseram?” Maria estava triste. Onde está o corpo, não é? Onde está o corpo? Onde o puseram? Onde o colocaram? Então é a tristeza. Aí, vem as homenagens, não é? Aí você faz as homenagens todas de um corpo morto. Então naquela época se colocavam pós aromáticos. Aqueles ungüentos,  aquelas coisas todas e que eram homenagens ao morto. Então, todas aquelas coisas é o que se faz hoje normalmente. Então “saudades”; então você tem aquelas homenagens. No Natal, aquele negocinho ali com bezerrinhos, bonequinhos... na semana santa, ninguém come carne de boi, entenderam? Todo mundo, não é? Aquele negócio, só peixe e, eu não sei, porque peixe também é carne, só que peixe é outro tipo de carne, mas não sei, será por causa da cor, não é? Então todo mundo aí tem esse negócio. Então, saudades.
Derrotas: Porque a morte é o maior sinal que existe, é, quer dizer, é o sinal definitivo que se perdeu. Pronto! Então, a pessoa morreu, acabou. Não tem mais nada que se fazer. Então, não tem mais nada para ser feito. Então é a morte. Então você tem corpo morto, então você tem corpo morto. Ora a Bíblia diz o seguinte: pois onde estiver o cadáver, ali se ajuntarão as águias”:.. então, onde estão os  cadáveres, o que é que está lá?  Os abutres. Onde estão os cadáveres, estão os abutres. Então os abutres estão onde? Uma pessoa vai caminhando num deserto e caiu lá, e morreu lá. Está morto. Quem vai chegar lá? O abutre. Mas o abutre, ele vai lá, diante do morto, ele cai atraído pelo quê? Pelo cheiro da morte. Está morto, então ele vai lá. Nós estávamos conversando agora com uns irmãos nos Estados Unidos e este assunto estava sendo dado lá. O pessoal do oeste, de lá, disse que daquela região, estados que têm aquelas áreas desérticas, às vezes, quando um viajante e ele estava sentindo que ia desfalecer, ele fazia o seguinte: ele fazia  uma coisa, ele colocava a mochila às costas, assentava-se e enfiava a cabeça entre as pernas. E sabem por quê? Porque a primeira coisa que o abutre vê no corpo sabem qual é? Ele olha o corpo, vê que o corpo está morto, a parte predileta dele, sabem qual é? Os olhos! A primeira coisa que ele tira: os olhos. Então, vejam uma coisa: no corpo morto é a primeira coisa que tem que ser tirada logo, definitivo. A religião está aí, então é o corpo morto, corpo morto, então a primeira coisa que você tem que abolir definitivamente sem nenhuma chance, nem de pensar, sabem qual é? O olho serve para quê? Para ver o quê? para receber luz. Quem é a luz? Luz é a revelação. Então os olhos são para quê? São para revelação. Então a primeira coisa que a religião logo decide, define é: não temos nenhuma parte com a revelação. Não tem nada. Corpo  morto tem que logo definir. Está morto? Está morto. Mesmo morto você tira o olho, para você dizer logo, com clareza: olha aqui, não tem nada de revelação, a primeira coisa que precisa ser tirada, entenderam? E a religião faz exatamente isso: abomina a revelação.
Então, corpo, corpo morto. Corpo morto é o cheirinho de morte. Então, onde estão os cadáveres, aí se ajuntam os abutres. Então, você diz assim: é corpo morto? É corpo morto. Então ali a característica dele. Agora, o abutre chega perto do corpo vivo? Você está vivo ali, andando ali, vem então um abutre para pegar no seu olho, hein! Você passa a mão num pedaço de pau e o destrói, não é isso? Se não tiver pau, você pega-o pelo pescoço e o torce, e dá umas três pancadas com ele num poste e veja se ele resolve querer tirar seu olho... o que é isso rapaz, você quer vir tirar o meu olho? Eu vou acabar com você! Então, corpo vivo, deixa o corpo chegar, mas o abutre também, não é bobo, ele não vai chegar perto do corpo que está vivo. Ele só se aproxima do corpo morto.
Então, onde é o corpo vivo? Então o que é o corpo vivo? O corpo vivo, ele tem sinais, e que nós chamamos de sinais vitais. Certo? Então qual o primeiro sinal importante que o corpo está vivo? A primeira coisa não é?  A pessoa caiu lá, teve um problema lá, caiu no chão. O médico chegou assim, e o que é que aconteceu? Acho que ele teve uma parada, mas já voltou a respirar e aí o médico pega a lanterninha, e vai á no olhinho dele e coloca. Se a pupila abrir e fechar, entenderam? Então o que é que aconteceu? Não teve morte cerebral. Ele está vivo. Então o que é que acontece? O primeiro sinal de vida está aqui, olhe, olhem, ele reage a luz, ou seja, a primeira evidência do corpo estar vivo é a revelação. A revelação está presente? Está presente. Está presente, então o corpo está vivo. Então, se a revelação não está presente, ih!   ... está difícil. Mas a primeira, então há governo, o sistema nervoso está funcionando, não é? Então, no corpo. O corpo vivo o que é que está? Ele está pulsando, não é? Está pulsando, o que é que está acontecendo? Então o sangue está circulando, não é? É o Espírito está operando, e tudo; Ele alimenta, Ele purifica. O Senhor está operando. É o crente que chegou triste, e o Senhor o abençoou. É o outro que chegou oprimido e o Senhor o libertou. É o outro que está com um problema, e o Senhor tira, liberta. Então é o Espírito operando dentro desse Corpo. O Senhor está revelando: entrou hoje, aqui, um com uma dificuldade em casa e o Senhor dá-lhe uma bênção, uma libertação. Entrou aqui um outro que está com um problema de saúde e o Senhor abençoou. Então é: o Espírito operando dentro desse Corpo, continuamente, o Espírito operando, alimentando, nutrindo, purificando. Então isso, é o Corpo vivo que está funcionando. É o corpo vivo. Então: alimento. Então, ele alimenta, não é? Então é: purificação, purificação são aquelas coisas que precisam ser tiradas, não é? O corpo morto, não fala nada, não come, não bebe, mas também não funciona nada, mas o corpo vivo está se purificando também, são aquelas coisas que entram e que precisam ser retiradas, estar sempre agindo assim. Então os sentidos vitais, não é? Você, o Corpo vivo, você vê, ele tem o corpo vivo, você não o leva. O corpo morto, você tem que levar, não é isso?  Põe pra aqui... você pode pegar um morto e botar ele de qualquer jeito. Você pode botar ele de cabeça prá baixo, ou deitado, ou em pé, não é? Dizem que em alguns países onde há dificuldade de local para sepulturas, não é? Dizem que enterra-se o sujeito em pé. De pé, de pé, não tem problema nenhum, o morto não reclama, não é? E tal. Teve um pastor nosso aqui não é? E foi fazer lá um culto  de sepultamento e estava lá e ali e o diácono chegou e disse assim: pastor, eu acho que a gravata lá do morto está muito apertada! Aí o pastor disse assim: Companheiro, ele não reclamou, deixa! Certo? Então, não reclamou deixa. Não tem problema nenhum. O morto você faz, você o põe onde você quiser. Então, corpo morto você faz o que você quiser. Religião é isso, é um corpo morto você põe do jeito que você quiser, não é? Do jeito que você quiser. Há coisas mais impossíveis. Esses dias tinha um pessoal que saiu da Obra, interessante, que o sujeito sai e eu sempre digo: olha, membro que sai do corpo pode viver um pouquinho, mas daqui a um pouco, já começa a morrer. Um irmão veio, e sabe pastor, aqueles dois irmãos que saíram da Obra? Eles saíram e que foram para um lugar lá e todas as doutrinas da Obra eles levaram para lá... Eu disse: É? É! Só que agora eles fizeram uma modificação. Olha! E qual foi a modificação? Não, agora não é o clamor pelo Sangue de Jesus, não, é o clamor pelo Sangue de Cristo. Quer dizer, botaram mais uma coisa. Então, cometerem um erro gravíssimo, porque “Jesus” fala de quê? “Jesus” fala do Cordeiro, é o significado de salvação. “Cristo” fala de unção. Então eles tentaram fazer uma modificação, e acabaram piorando o negócio deles.
Então o homem sem revelação, então isso é corpo morto. Você faz o que você quiser: você o leva para lá, traz para cá, estão entendendo? Não há sentido, quer dizer, o sentido não há. Você vê, você pega um corpo morto, não é? Você faz um buraco ali para ser jogado, você joga, não tem nenhum problema. Mas o vivo não! Ele está vendo. Então ele anda, ele está vendo. Então ele anda e ninguém precisa levar. O corpo vivo, ele não está sendo levado por ninguém. Olha... um grupo de pessoas aqui carregando o pastor “X” aqui, tem quatro que sempre o leva... não, agora eu quero beber água... e os quatro pegam-no, levando-o para beber água... não, agora eu quero dormir... e os quatro levam-no para dormir. Não, agora eu quero almoçar ... Não! Ele vai sozinho beber água, dormir e etc.  Então, então a religião é exatamente isto, é um corpo levado, é um corpo sem vida. A Igreja é um corpo que tem vida. Então ela tem o Cabeça, então o impulso do Cabeça é o impulso que move, move para andar, move para falar, move para ouvir. Então, são os impulsos do Cabeça.
Então, o seguinte, tudo o que a Igreja faz, que ela está tendo, é o impulso. Os impulsos nervosos, então são os impulsos do Cabeça. Quem é o Cabeça? Cristo! Então eu estou fazendo isso porque o Senhor revelou. Eu estou agindo assim porque o Senhor revelou. Eu estou fazendo isso porque o Senhor revelou. Então tudo está na dependência do Cabeça. Então, são os sentidos. Então você anda, você fala, você ouve, tudo então é um corpo que tem vida. Então o corpo que tem vida, o que é que acontece? Ele está sempre presente. Hoje Ele está falando aqui, Ele está mostrando aqui. Não é o passado, não é o que foi ontem, não é o que foi hoje, mas é o que Ele está falando hoje, está abençoando hoje, está operando hoje, então, é Jesus vivo! Então a igreja é exatamente isso.
Então, a grande diferença que há entre a Obra e a religião. O que é que é a religião? A religião é um corpo morto. O que é que está ali? Abutres. corpo vivo; o que é Corpo vivo? Não, ele tem sinais. Então as evidências, não é? O Espírito operando, o sangue está circulando: ele te alimenta e te purifica. Então os sentidos, não é? Então todos os sentidos que ele tem, os sentidos de vida, então: os sentidos vitais.
Crescimento: é uma outra característica. Então corpo vivo, ele cresce. Então: “E todos os dias, acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.  Então são essas as características é o crescimento em número? É o crescimento em número, mas é o crescimento também na graça, é o crescimento também na bênção, é o crescimento também na experiência. Estas são particularidades de um Corpo que está vivo, de um Corpo que está vivo. Agora o corpo que está vivo, ele está vivo. Agora, você precisa de ter cuidado para nada afetar a cabeça, porque qualquer problema de cabeça, você pode criar lesões irreversíveis, entenderam? É o que acontece às vezes. Às vezes você pega um grupo, às vezes e tal e eles tiveram, começaram na presença do Senhor e tudo, e de repente, eles tiveram um problema, e houve uma intervenção do governo do Senhor. Pronto! Você não tem nada. Você tem agora movimentos incoordenados, não é? Então você tem às vezes, na Igreja pessoas que estão no Espírito e outras que não estão no Espírito. Tem outras que estão na direção do Senhor, e outras que não estão. Então você tem um corpo desordenado. A pessoa às vezes tem um problema, não é? Trombose e essas coisas, uma parte, necrosou da cabeça. Então você tem uma parte que está funcionando e outra parte que não está funcionando. Esse corpo, é um corpo doente. Nós não vamos falar aqui sobre o corpo doente. Nós estamos falando sobre o corpo morto. Sobre o corpo doente então é uma outra característica, não é? E que é diferente. Então você tem: o braço aqui funciona e o de cá não funciona. Uma perna funciona e a outra não. Então você tem uma igreja totalmente desordenada. Há o corpo vivo aqui, você tem: a Igreja e o Cabeça, não é? Então todo o funcionamento. Então, onde então você tem aqui, você  tem: vida no Corpo, onde Jesus se revela, então Jesus se revela. Jesus é a evidência de quê?  Jesus é a evidência de vida, certo? Se Jesus é a evidência de vida, Jesus se revela no Corpo que tem vida, não é? Então você tem evidências de vida.
Então você diz assim: eu me lembro de uma senhora e que chegou um dia em minha igreja e ela disse-me assim: eu não entendo a sua igreja. Onde é que está Jesus aqui? O senhor disse, falou de Jesus e não tem nada aqui que me lembre Jesus: não tem uma cruz, não tem nada, não tem nada aqui que identifique aqui Jesus. Não tem um símbolo, nada que identifique Jesus e por que é que o Senhor disse que Jesus está aqui? Isso é muito subjetivo...e olhei para ela e disse assim: a senhora está viva? Ela disse: claro, é óbvio. Tudo bem, a senhora está viva. Tudo bem, a senhora faz o seguinte: a senhora vai ali no hospital, chama um cirurgião, vai lá no centro cirúrgico e manda o cirurgião achar a vida dentro da senhora, cortar a senhora todinha para achar a vida! Ele vai achar? Não tem nada aqui, não é? Escrito vida, não é? Não tem nada. Vida a senhora não vê, agora a senhora tem sinais de vida, ou seja, a senhora está viva. Por quê? Porque a senhora está andando, a senhora está falando, está vendo, está ouvindo.
Então, dentro desse corpo, desse seu corpo, existe vida. Por quê? porque há evidências de que o seu corpo tem vida. A senhora não vê Jesus aqui, não vê um retrato, não vê uma cruz, mas Jesus está aqui. Por quê? Porque uma pessoa entrou aqui e fora curada, porque o Senhor deu uma visão a uma irmã ali, porque o Senhor falou a uma irmã ali, que ela teve uma revelação. A senhora sabe o que é revelação? Revelação é Deus falando.
Então você tem aqui as evidências de quê? De Jesus, de Jesus que está presente aqui. Então isso são sinais vitais. Então, onde Jesus se revela? Jesus se revela no Corpo vivo. Por quê? Porque Ele é a vitória sobre a morte. Então, qual foi a Palavra do Senhor Jesus? “Eis que estou convosco todos os dias”. Depois que Jesus morreu Jesus se revelou a Pilatos? Pilatos viu Jesus de novo? O sumo sacerdote viu Jesus de novo, hein? Não. Os soldados viram Jesus de novo? Não. Para eles, Jesus se tornou um corpo morto. E os discípulos lá no caminho de Emaús estavam também com a mesma dificuldade e foi necessário que o Senhor Jesus se revelasse a eles para que eles entendessem que Jesus não estava morto, mas que Jesus estava vivo. “Eis que estou convosco”, então, o Corpo vivo.
O Bom Cheiro: Jesus está presente, o que é que acontece? Acontece o quê? O bom cheiro. Então o corpo morto, você tem o quê? mau cheiro, porque é o cheiro do pecado, não é? Então é o cheiro de um corpo, não é? Em estado já de decomposição e tudo mais, não é? Então você tem agora o Corpo vivo, você tem o bom cheiro. Então a igreja, ela tem que ter o bom cheiro. Então é o bom cheiro de quê? A própria palavra diz: “O bom cheiro de Cristo”. Então o abutre não vem cá por causa do cheiro, está vivo, então ele não chega perto, por quê? Porque ele não está ficando maluco... certo? Então ele vai chegar, não é? Você tenta ver se pega um urubu na estrada, você sai correndo atrás dele e ... pega o urubu aí... você correu, e ele dá no pé. Agora, morre lá na beira da estrada para ver se ele vai correr de você, ele vai correr de você nada, ele vem pertinho de você, anda em cima de você e passa para lá e para cá e pula. Não tem problema nenhum, fica todo feliz. Agora, vivinho... Então é: o bom cheiro.
Então, meus irmãos, há grande diferença entre a Obra e a Religião. O que é religião? Religião é corpo morto. Então tudo isso aqui é o que a religião fala, então é o corpo sem vida. É a pergunta: “Onde o puseram, onde ele está? Como é que ele era? Como é que ele foi?” Então tudo isso aqui são os questionamentos do corpo sem vida.
Agora, vida no corpo está aqui. Então aqui está toda a operação de vida. Então é o corpo que tem vida. Onde Jesus se revela? Jesus se revela no corpo que tem vida. Tem vida. Quais as evidências de vida, não é? Então quais os sinais de vida. Então você tem tato, não é? Sensibilidade. Então tudo isso são sinais de vida. Então as evidências de uma igreja que está viva. Nós vamos caminhar, cada dia mais, para uma diferença evidente, clara entre a Igreja, sobre Obra, e religião. Essa diferença, ela vai ser clara à medida em que o tempo estiver passando, à medida que o Senhor for falando, essa diferença vai se tornando cada vez mais clara, a diferença entre religião. O que é religião, e o que é Obra. Não tenho nada contra a religião. Religião está aqui e a Obra está desse lado. Então há uma diferença fundamental. A diferença fundamental é que a Obra, ela tem vida. Religião não tem vida. Então essa é a diferença.
Por isso que hoje, o culto profético. O que é culto profético? O culto profético para nós hoje é uma experiência de vida. Então é a evidência de que a Igreja é um Corpo vivo, ou seja, Jesus está vivo. Então ela se revela de que maneira? Jesus hoje está se revelando através dos dons, através das operações que estão acontecendo. Então é um corpo que está vivo. Então isso é a Igreja, então tudo aquilo que foi a igreja  primitiva. Então toda a experiência da igreja primitiva. Então essa é a diferença fundamental, não é?  Ou então, onde o puseram? Onde está o  corpo? Não é?
Tem vida. Corpo com vida, então o corpo que tem vida,  há os impulsos. Cada revelação que o Senhor dá é um impulso para esse Corpo, não é? Então o cabeça dá os impulsos, dá os impulsos nervosos, não é?  Todo mundo fala sobre os impulsos nervosos e que são os impulsos que você tem para fazer isso, para andar, para correr, para andar mais devagar, para você andar mais depressa, para falar, para parar de falar, para assentar, para levantar. Então, os impulsos nervosos são os  impulsos nervosos. Então a igreja, a igreja do Senhor, a obra do Senhor, hoje, ela vive de impulsos. Quem são esses impulsos? Esses impulsos são as revelações. Então todas as decisões que, que são tomadas: faz isso, faz aquilo, são revelações que estão sendo dadas continuamente. Vejam uma coisa: a pessoa que está viva, o corpo vivo, os impulsos nervosos são contínuos, você está tendo impulsos nervosos continuamente. Está vendo? Impulso nervoso! Ele não cessa, não cessa. No corpo vivo os impulsos nervosos não cessam. É um após o outro. A igreja está aqui reunida, o Senhor está revelando. Na Obra, o Senhor está revelando, está revelando, está revelando, está falando, está dando sonho, está dando visões, está dando revelação, está falando na Palavra. Então é continuamente isso, por quê? Porque há uma operação nesse corpo, há uma operação do Espírito Santo nesse corpo, é o sangue que está correndo, agindo dentro desse corpo e há um comando que se chama: Cabeça; o cabeça está vivo, não é?
Então aqui, vejam só uma coisa, vejam só: a boca não está na barriga. Você diz assim, mas a boca... tudo é profético. Deus fez o homem à sua imagem e à sua semelhança. Então vejam só, se fosse para fazer a boca na barriga era mais fácil, você chegava para comer estava com pressa, chegava e encostava a boca que estava na barriga e se enchia e pronto... Entenderam? Fácil !  Certo? E descansar. Mas a boca está aqui em cima. O olho podia ser na ponta do dedo e você podia, por exemplo, olhar as costas, certo? Mas o olho está aqui em cima. O ouvido está aqui também não está em outro lugar. 
Então você tem órgãos num sentido muito importante. Você tem: a boca você tem o nariz? Tem, é o cheiro. Você tem olhos e você tem o ouvido e que estão exatamente na cabeça.  Não estão em outro lugar.
Então vejam só irmãos, a revelação, ela está em Jesus, é o cabeça, é Ele. Ele é a fonte de tudo. Ele é o início daqui, que ouve também, que fala também. Então, isso é a Obra, então está tudo no Cabeça, está tudo Nele, é a revelação, é o que ouve, é o que fala, é o que percebe, entenderam? E tudo isso está onde? Na Cabeça. Então o Cabeça tem que estar vivo, porque aqui é que está funcionando todos os sentidos maiores.
É por isso que a igreja, nessa hora, ela precisa ter o Cabeça e que está vivo. Então é: Jesus vivo, para que todas as coisas, para que todos os sentidos sejam percebidos.
Então isso é igreja. Se isso aqui não está funcionando, se você está vivo daqui para baixo, não funciona nada, certo? Que o senhor nos abençoe.

SEMINÁRIO  -  5º PERÍODO
MAANANIM/ES   -  MAIO /1995.

ONDE ESTÁ O CORPO? 
- JOÃO 20:3

I  -  INTRODUÇÃO

ONDE O PUSERAM?

II  -  CORPO  -  SEM VIDA

 1. Perguntas
 2. Dúvidas
 3. Esquecimento
 4. Homenagem
 5. Leturgia
 6. Conceitos
 7. Debates
 8. Lembranças
 9. Tristezas
 10. Saudades
 11. Derrotas
MATEUS 24:28

III -  VIDA NO CORPO

1. Pulsando Alimento
2. Sentidos Vitais Purificação
Crescimento Ação


IV  -  ONDE JESUS SE REVELA

 1. Vitória sobre a morte
 2. Eis que estou convosco
 3. O bom cheiro  -  2ª Cor. 2:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário