terça-feira, 2 de julho de 2013

Igreja Corpo de Cristo 3 Aula

IGREJA = CORPO DE CRISTO
(3ª aula)


OBJETIVO: Levar os estudantes do ensino médio, jovens e universitários a compreenderem e aceitarem a vontade perfeita de Cristo, o Cabeça, que zela pela saúde do Seu Corpo, a Igreja.

INTRODUÇÃO

A SITUAÇÃO DO HOMEM FORA DO CORPO DE CRISTO

Nós, como Igreja, percebemos pelo Espírito Santo que, ao nosso redor, há uma operação do mal que comanda o mundo: “... o mundo inteiro jaz no maligno”  (I Jo 5:19).
Essa operação se dá incessantemente de muitas maneiras, buscando controlar e dominar a alma do homem, ditando costumes prejudiciais através do incentivo ao uso das drogas, da má utilização dos meios de comunicação (televisão, revistas, livros, sites eletrônicos, músicas, etc. ... ) na tentativa de levá-la à morte espiritual.
O comando do mundo faz um apelo à razão, à emoção do homem; usa a atração física iludindo-o com promessas de liberdade, mas, na verdade, levando-o à escravidão (vícios, drogas, pecado, doenças). Não é difícil constatarmos a situação do homem desprotegido, por estar submisso ao comando do mundo, basta acompanharmos as notícias que nos cercam.
Nas aulas anteriores sobre o Corpo de Cristo, vimos como a Igreja foi comparada ao corpo físico do homem e os perigos das influências maléficas sobre o mesmo. Vivemos cercados de muitos atrativos, alguns são bons para a saúde espiritual, outros ruins. No corpo humano, o comando central cuida do ajuste do mesmo, tendo o organismo mecanismos de defesa mobilizados diante de cada situação de perigo. Quando, por exemplo, uma bactéria entra no corpo humano, um sistema de defesa é mobilizado para atacá-la e proteger o corpo. Transferindo para a Igreja como Corpo, sentimos a necessidade de proteção segura e perfeita, só encontrada na integração da nossa vida no Corpo e na obediência às revelações de Jesus, o Cabeça, para a nossa saúde espiritual.

DESENVOLVIMENTO

OS BENEFÍCIOS QUE DECORREM DA VIDA PROTEGIDA NO CORPO DE CRISTO
A identificação do mal através da vigilância alcançada pela comunhão com o Espírito Santo:
Em nosso dia a dia, em casa, nas escolas, na rua, nos locais de trabalho, devemos estar atentos aos perigos que, de maneira sutil, podem penetrar em nossa mente ocasionando, como uma bactéria maléfica, uma doença em nossa alma. Jesus age como o nosso sistema nervoso central. Um dia Deus nos chamou para conhecer a Sua Verdade que nos orienta para o que é bom e saudável. O Senhor Jesus, o Cabeça, através do Espírito Santo, nos alerta para estarmos vigilantes quanto ao mal que nos podem causar certas leituras, filmes, músicas, etc. Se atentarmos para este alerta, evitando participar dos oferecimentos deste mundo que não glorificam a Deus, estaremos rejeitando o comando do mundo e vivendo sob a vontade perfeita de Cristo.
O servo é livre para fazer tudo o que agrada a Deus. O apóstolo Paulo, usado pelo Espírito Santo, aconselhou aos servos sobre como agir frente aos atrativos do mundo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (I Cr 6:12); sua própria vida foi um testemunho de como um servo, membro da Igreja, procurou sempre rejeitar o comando do mundo aceitando a vontade de Cristo.
Paulo também ensinou sobre a busca e o perfeito uso dos dons no Corpo (I Cr 12). Um dom que devemos buscar é o dom de discernimento, pois só quando permitimos que o Espírito Santo habite em nossos corações é que estamos aptos a discernir e identificar o que é bom e agradável ao Senhor.

Conservado em Cristo para ser usado na Obra
Um alimento estragado se entrar no corpo trará vários prejuízos à saúde e ao equilíbrio do mesmo. O apóstolo Judas nos alerta sobre os perigos da contaminação no Corpo de Cristo, advertindo sobre a entrada furtiva e sorrateira de homens ímpios, murmuradores e arrogantes no meio da Igreja (Jd 1:3-16). Como membros integrados ao Corpo de Cristo, devemos também zelar e impedir a tentativa de entrada dos maus costumes do mundo na Igreja (I Jud 1:17-19). O cuidado com a saúde do Corpo é permanente, pois os escarnecedores “causam divisões, são carnais e não tem o Espírito” (Jd 1:19.).
O conselho para a Igreja: “conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” (Jd 1:21). O que é conservado não se contamina.

Mantendo a sensibilidade do Espírito Santo

Uma doença como a lepra leva a uma ausência gradativa de sensibilidade em algumas partes do corpo humano. No estágio avançado da doença, o sangue não consegue mais fluir livremente; por causa da insensibilidade, o sistema nervoso central não tem o comando, não podendo mais proteger o corpo que fica com o seu mecanismo de defesa prejudicado. Sabemos que, na Palavra, a lepra simboliza o pecado na vida do homem. O desenvolvimento sem controle da lepra no corpo humano é lento e gradativo, tal como o pecado que lentamente vai tornando o homem cada vez mais insensível até deformá-lo, levando-o á morte.
Comparando com o exemplo do leproso que vai perdendo a sensibilidade e é prejudicado pelos conseqüentes danos físicos, a insensibilidade dos membros da Igreja com relação ao cumprimento das orientações do Cabeça pode levar a deformações do Corpo. A Palavra nos alerta: “Os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impurezas (Ef 4:19).
O livro de Mateus descreve como Jesus operou uma cura num homem leproso: “eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo Senhor, se quiseres, pode tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra” (Mt 8:2-3).
Observando o processo desta cura e comparando-o com a vida espiritual do homem, vemos que é preciso primeiro ter disposição para buscar a Jesus (o leproso veio até Ele); o adorar com sinceridade de coração (o adorou); reconhecê-lo como o Senhor; aceitar e obedecer à Sua vontade (se quiseres). Como resultado, Jesus está sempre pronto a atender ao clamor do necessitado e a restaurá-lo (quero). Através da Sua ordem, do Seu comando, Ele dá a direção segura para capacitar o homem a ter uma vida transformada (sê limpo), libertando-o da insensibilidade, conseqüência do pecado (logo ficou purificado).
O que deve sempre existir no coração de cada membro da Igreja, Corpo de Cristo, é o desejo de manter-se sensível, com o primeiro amor renovado continuamente. Jesus, o Cabeça, através das orientações trazidas pelo Espírito Santo, está sempre disposto a retirar toda a insensibilidade, toda frieza espiritual que possa tentar atingir o Seu Corpo, a Igreja: “se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”(I Jo 1:7).

Uma vida integrada no Corpo - alerta contra o isolamento
No corpo humano saudável o sangue circula sem cessar para mantê-lo vivo, nutrindo-o e também purificando ao retirar as substancias nocivas a serem eliminadas. O trabalho do Espírito Santo na Igreja é semelhante, pois faz a ligação do Cabeça, Jesus, com o Corpo. Uma operação contínua para levar a Vida, mantendo o comando do Cabeça.
Uma agressão do meio externo ao corpo humano, por exemplo, a entrada de bactérias no sangue provoca um desequilíbrio interno gerando uma doença que afetará as respostas do corpo ao comando.
Quando a sogra de Pedro ficou enferma e teve febre foi curada por uma ordem de Jesus; o equilíbrio interno de seu corpo físico foi restabelecido: “Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste jazendo com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou;...” (Mt 8:14). Nesta operação de benção, além do Senhor Jesus ensinar aos discípulos uma das funções do Corpo que é a assistência ao necessitado, a resposta imediata ao comando do Senhor foi a disposição daquela senhora para o serviço: “e levantou-se, e serviu-os” (Mt 8:15).
Na vida espiritual, um membro do Corpo isolado, sem assistência, ficará doente, amargurado. Aqueles que estão sempre reclamando, apresentando motivos ou desculpas para não participarem das orientações do Senhor para a sua Igreja e rejeitam o seu comando ficarão enfermos espiritualmente, afastando-se da proteção do Cabeça para com a sua Igreja.
O membro saudável é aquele disposto para serviço na Obra. Os enfermos, os idosos e, inclusive, alguns jovens da Igreja com dificuldades de estarem sempre presentes nos cultos por motivos justos com conhecimento do ministério local (estudo, horário de trabalho, por exemplo), quando assistidos, acompanhados pela Igreja mantêm-se espiritualmente saudáveis; são partes importantes do Corpo de Cristo e contribuem para o serviço na Obra com a oração, o clamor, o testemunho de Fé e a disposição para louvar e falar do Senhor.
Se estamos verdadeiramente ligados ao Corpo somos protegidos evitando a doença em nossa alma: “Por que em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento” (I Cor 1:4).

CONCLUSÃO
Em qualquer lugar ou situação que estejamos, através do clamor pelo Sangue de Jesus rejeitamos o que é estranho, nocivo e retemos o que bom. Sabemos que o coração cheio de clamor não tem lugar para o pecado, pois os meios de graça, a comunhão e a operação do Espírito Santo agem na proteção do Corpo nos libertando das más influências, das tristezas e decepções, da frieza espiritual para que o Sangue de Jesus possa fluir puro em nossa alma nos dando Vida: “Purificando as vossas almas na obediência à verdade” (Jesus) (I Pe 18: 22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário