terça-feira, 2 de julho de 2013

Estudo de Jonas

Estudo de Jonas
 A Misericórdia de Deus sobre a vida de Jonas, a sua fuga e o seu castigo e o arreéndimento;
E veio a palavra do Senhor a Jonas filho de Amitai, dizendo;
Levanta-te, vai a grande cidade de Nívia e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas 1.1,2Jonas, um profeta do século nove a.C., mostrou uma atitude repreensível. Nínive, cidade principal dos assírios, gabava-se de sua exploração e de suas conquistas violentas. Sentia-se o prazer em matar. Deus conheceu bem a malícia dos ninivitas e enviou o seu profeta para tentar salvá-los. Jonas recusou! Ele sentiu medo e ódio do povo cruel da cidade mais temida do mundo.Jonas  desobedeceu à ordem de Deus e fugiu da presença do Senhor. Numa demonstração impressionante de seu poder, Deus usou de uma tempestade no Mar Mediterrâneo, uma equipe de marinheiros e um grande peixe para convencer Jonas de seu erro (Jonas 1). Das profundezas do mar, ele pediu o livramento da conseqüência de seu pecado (Jonas 2). E mostrou-se sinceramente agradecido pela misericórdia de Deus que o salvou.Quando Deus o chamou pela segunda vez, Jonas foi para Nínive e pregou. Teve um sucesso enorme, que resultou no arrependimento do povo, até mesmo do rei. Centenas de milhares de pessoas foram poupadas por sua pregação da palavra de Deus (Jonas 3).Jonas  ficou bravo quando Deus decidiu poupar os ninivitas! ele reclamou da vida e fez uma queixa incrível: "Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal" (Jonas 4:2). Quando Jonas estava na barriga do peixe, pediu a misericórdia, mas quando Deus mostrou a mesma benignidade aos ninivitas, ele reclamou! Jonas queria a misericórdia exclusivamente para si e para as pessoas de que ele gostava. Quanto aos ímpios, especialmente os ninivitas, ele deixaria todos morrer no pecado! A misericórdia de Deus foi oferecida, por meio do sangue de Jesus, a todos. Não devemos ser egoístas e guardar esta bênção para nós, pois foi dada para ser compartilhada. Vamos divulgar as boas novas a todosO livro de Jonas relata uma história fascinante, com uma mensagem poderosa.  Deus disse a Jonas para ir à ímpia cidade de Nínive para adverti-la contra a destruição iminente.  O profeta temia e desprezava os ninivitas tanto, que tentou fugir de Deus e da sua responsabilidade dada por Deus. Jonas não entendeu que não há lugar para se escapar de Deus.  Ele encontrou um barco que podia levá-lo a milhares de quilômetros para longe de Nínive, mas ele não podia esconder-se de Deus.  Jonas achou-se no meio do mar e depois na barriga de uma baleia, porém nunca achou um lugar onde Deus não o pudesse ver. Depois de quase morrer dentro da baleia, Jonas se arrependeu e Deus teve misericórdia e Jonas obedeceu a ordem do Senhor.  Ele pregou aos ninivitas e Deus poupou a cidade.  Jonas ainda desprezava o povo daquela grande cidade, queixava-se da misericórdia e compaixão de Deus.  Ele não entendia que a mesma misericórdia que o salvou do ventre da baleia também deveria salvar os ninivitas da ira de Deus. Deus é misericordioso.  Ele vê tudo (Hebreus 4:12-13).  Ele quer salvar a todos (2 Pedro 3:9).  Sua misericórdia e amor ultrapassam a nossa capacidade de entender (Efésios 3:17-21).  Um Deus tão grande e poderoso merece nossa completa submissão e nossa contínua adoração.Quando Deus falou pela segunda vez com Jonas lhe ordenando que fosse a cidade de Nínive e pregasse contra ela o que Deus tinha lhe dito, Jonas levantou e obedeceu e os homens de Nínive creram em Deus e fizeram um jejum e vestiram de pano de saco desde o maior até o menor.E a obra do Senhor fora implantada ali naquele lugar porque Jonas obedeceu. Assim também são os servos desta última hora cumprir a vontade de Deus na obediência e na revelação e Deus opera milagrosamente na vida daqueles que ele mesmo escolheu para herdar a vida eterna.
Lovado seja o nome do Senho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário