terça-feira, 2 de julho de 2013

Deus tem Suprido Nossas Necessidades

SALMO 104: 15 – DEUS TEM SUPRIDO NOSSAS NECESSIDADES

Introdução

homem tem necessidades de várias naturezas para a manutenção de sua vida;
O amor de Deus se revela na constante provisão dessas necessidades, as quais são alcançadas pelo homem mediante o trabalho;
Além de tudo isso, Deus tem um Projeto para conduzir o homem à vida eterna.

Desenvolvimento

Elementos necessários à Vida Espiritual e que fazem parte do Projeto de Deus para o homem alcançar a vida eterna:

Vinho: Bênção do Espírito, alegria interior, duradoura e verdadeira;
Azeite: Unção constante do Espírito, manifestação da Graça que produz a luz do Senhor na nossa vida (candeia acesa);
Pão: Alimento espiritual, Palavra revelada que nutre a vida espiritual do servo a cada dia;
Todos os elementos necessários à vida eterna, são alcançados através do serviço.

Conclusão

Por meio do serviço, o servo alcança a manutenção da sua Vida Espiritual, a verdadeira provisão que o mantém de pé na caminhada, e o faz frutífero na realização da Obra do Senhor,  capacitando-o para a eternidade.



JEREMIAS 51: 50 – A SALVAÇÃO DINÂMICA

Introdução

Através desta Palavra, podemos ouvir o conselho de Deus, a um povo que escapou de um juízo e da destruição (a espada);
É uma Palavra destinada à igreja, que foi resgatada e salva do mundo e está caminhando para a eternidade.

Desenvolvimento

O Senhor revela alguns passos que devem ser seguidos por aqueles que escaparam.

Ide-vos, não pareis – os que escaparam da espada e hoje fazem parte da igreja, precisam entender que a salvação é um processo dinâmico, que deve ser mantido e preservado cada dia.
De longe lembrai-vos do Senhor – apesar de estarmos “longe”, isto é, não havermos alcançado ainda o pleno objetivo da nossa saída do mundo, precisamos ter em mente as promessas, mantendo a comunhão e a intimidade com o Senhor, pois isso nos manterá no Caminho.

E suba Jerusalém à vossa mente – O servo que faz parte da igreja fiel nunca deve se esquecer de Jerusalém. A eternidade é o objetivo final da nossa carreira, e é por causa dela que devemos perseverar todos os dias.

Conclusão

O trabalho de resgate do juízo operado pelo Senhor Jesus em favor das nossas vidas, quando foi atingido pela espada em nosso lugar, não pode ser entendido de forma errada – uma vez salvo, salvo para sempre – pois é um processo que começa com a revelação de Jesus dada pelo Espírito Santo no ato da Salvação, que é o “escape da espada”, e continua cada dia com a ordem: “ide-vos, não pareis, de longe lembrai-vos do Senhor, e suba Jerusalém à vossa mente”.




ISAÍAS 46: 12, 13 – O APELO DE DEUS AO HOMEM

Introdução

A Mensagem mostrar a situação em que se encontrava o Povo de Israel naquele dias, a qual é vivida profeticamente pelo homem hoje em dia. O Senhor sempre quis falar com o homem, foi assim no Éden e tem sido assim hoje. Basta o homem abrir o coração e ele vai ouvir a voz do Senhor.

Desenvolvimento

O Senhor está perto (sua justiça), ao contrário do que muitos pensam, a justiça está perto, a Salvação está ao alcance e à disposição de todos os homens.

O Senhor tem um lugar para a execução de sua salvação: Sião – a Jerusalém Celestial, o lugar eterno onde os que se achegarem a Ele, alcançarão o seu propósito de salvação.

Deus também tem um alvo para esta salvação e para a manifestação de sua Glória: Israel – que antes de ter uma experiência com Deus, se chamava Jacó (suplantador, enganador), mas que foi transformado em um servo que deu origem a um povo escolhido. Isto aponta para o homem que é transformado através de uma experiência com o Senhor Jesus (a Justiça de Deus).

Conclusão

Deus tem falado de forma clara ao homem, a fim de que ele aceite a sua oferta de Salvação, e alcance a Glória que lhe está sendo destinada.



GÊNESIS 2: 24 – A FORMAÇÃO DA IGREJA

Introdução

O Projeto de Salvação do homem, é apresentado na Palavra de vária formas e através de vários atos de Deus, através dos séculos. A criação do homem e da mulher, e o propósito de Deus para eles, nos mostram de forma maravilhosa como este Projeto iria se cumprir na vida do Senhor Jesus e sua Igreja.

Desenvolvimento

No Éden, Deus viu que Adão estava só, e formou a Mulher a partir de uma costela retirada do seu corpo, depois de fazê-lo cair em um sono pesado – ele não sentiu dor nesse processo.
Quando Adão despertou do sono, Eva foi trazida a ele, que se alegrou quando a viu, e exclamou: “esta é osso dos meus ossos, e carne da minha carne...”
A mulher foi criada para ser a adjutora (ajudadora) do homem, que no tempo determinado, deixaria a casa de seu pai para se unir a ela, a fim de viverem em comunhão, em amor, em fidelidade, formando os dois uma só carne.
Tudo isso aponta para o Senhor Jesus que um dia deixou a sua Glória e a Casa do Pai, para cumprir o Projeto de Salvação da humanidade, revelado desde o princípio da criação.
Jesus estava na eternidade e o Pai o fez sair de sua casa para morrer aqui, na cruz do Calvário. Neste processo, Jesus, ao contrário de Adão, sofreu muito, e sentiu muita dor. Ele caiu em profundo sono – sua morte – mas ao despertar – sua ressurreição – pode contemplar com alegria a sua igreja, a qual foi formada através do seu sacrifício.

Conclusão

Um dia – no dia do arrebatamento - a igreja será trazida por Deus, para ser entregue ao Senhor Jesus, que a receberá na eternidade como sua esposa, aquela que foi gerada na sua morte e que é um corpo junto com Ele.



I SAMUEL 23: 14 – O PERMANECER NOS LUGARES SEGUROS...

Introdução

A Palavra narra no texto acima, a atitude que Davi tomou, ao ser perseguido tenazmente pelo rei Saul, que buscava sua vida para destrui-la.

Desenvolvimento

A igreja, na sua caminhada por este mundo, tem sofrido muitos tipos de perseguições, lutas e provações. No entanto, a exemplo de Davi, ela tem encontrado um abrigo, um lugar forte, onde pode se refugiar e se manter protegida das intempéries espirituais desta vida.
Os lugares seguros para a igreja são os Meios de Graça.
As regiões montanhosos são a comunhão e a intimidade com o Senhor.
O deserto fala da perseverança e confiança no Senhor durante as provações.

Conclusão

Quando a igreja observa a Palavra e se posiciona com confiança no Senhor, ela não é entregue nem se rende diante dos ataques do inimigo, mas é preservada pelo cuidado e zelo do Senhor, preparando-a e amadurecendo-a para um dia reinar com Ele, como reinou Davi após superar sua lutas.








Lucas 18: 35 – 43  –  O CEGO BARTIMEU

Introdução

Bartimeu era inconformado com as trevas - não era acomodado.
A multidão conhecia “Jesus de Nazaré” – Jesus para esta vida.

Desenvolvimento

Quando Bartimeu soube que era Jesus, alcançou a revelação do “Reinado de Jesus”.
Ele clamou por “Jesus, Filho de Davi” – Jesus para a eternidade.
A multidão tentou abafar sua voz, mas ele falou mais alto que a multidão.
Quando ele gritou mais alto, Jesus parou para atendê-lo – a eternidade pára para atender ao necessitado que clama ao Senhor e o atende.
Bartimeu creu quando Jesus lhe disse: “Vê”.

Conclusão

A partir dessa experiência, Bartimeu passou a perceber três coisas, e tomou uma atitude:
Jesus – o Corpo;
O Caminho – o Projeto de Deus;
Jerusalém – o objetivo da caminhada, a Eternidade...

...e deixou Jericó – o Mundo.



Jeremias 48: 18, 19 - DESCE DA TUA GLÓRIA...

Introdução

Desce da tua glória e assenta-te em seco...
O Senhor lança um chamado ao homem, e o convida a se humilhar e a reconhecer sua fraquezas e necessidades espirituais.

Ó moradora, filha de Dibom...
Era uma cidade de Moabe, portanto não eram judeus, e sim gentios. Deus fala a um povo gentio, que a princípio não tem direito à herança alguma, mas que por sua misericórdia deseja salvar.

Desenvolvimento

O destruidor de Moabe subiu contra ti...

O inimigo tem se levantado nesta hora para destruir a muitos. Ele veio para matar, roubar e destruir. Os lares estão ruindo, os jovens se entregando aos vícios, nem as crianças têm sido poupadas e a miséria tem se alastrado, por causa da ação do destruidor. O Senhor, no entanto, tem chamado a atenção de todos para esta realidade, a fim de que despertem e o busquem. A arrogância do homem às vezes o impede de despertar e se humilhar diante do Senhor.

E desfez as tuas fortalezas...

As fortalezas de muitos, aquilo que lhes dá segurança hoje em dia, basicamente são: a família, a situação econômica e a saúde física. Estas três coisas têm sido o alvo do inimigo, pois ele sabe que, se conseguir destrui-las, a vida do homem será desestruturada. A destruição dos lares, a perda do emprego e da estabilidade financeira, além da perda da saúde, têm levado muitos à angustia e à destruição. Tudo isso faz parte do obra do destruidor, e as defesas do homem e tudo aquilo em que confia nada valem.
Põe-te no caminho...

O Senhor aponta a saída para a triste situação em que se encontra o homem. Ele o convida para entrar no Caminho e conhecer a Jesus. Ele mostra que o homem precisa abandonar seus próprios caminhos, para que possa obter a verdadeira segurança e salvação. Mas o que fazer para alcançar isso...?

Conclusão

Pergunta ao que vai fugindo, e à que escapou dize: Que sucedeu?

Aquele que teve uma experiência com Jesus é o que vai fugindo, e a igreja é a que vai escapando de toda esta situação, pois ela atentou para a Palavra do Senhor e tem se humilhado na sua presença. Pergunta: Que sucedeu? A resposta da igreja é: “Jesus morreu para te salvar, para te dar vida eterna e te livrar da mão do destruidor. Ele é rei e Senhor de todas as coisas, por isso deves te humilhar diante dele, reconhecendo tua pequenez e extrema necessidade de sua Bênção e de sua salvação.




LUCAS 11: 5-8 - O VIZINHO IMPORTUNO

Introdução

O texto fala do nosso relacionamento com o Senhor e com a necessidade das pessoas ao nosso redor.
A hora é meia-noite. É o momento profético em que vivemos.

Desenvolvimento

A igreja desta hora é a igreja para toda hora, para todo momento. Ela está à disposição do Espírito Santo para cumprir sua vontade.
Ainda que a hora seja imprópria, devemos estar disponíveis para cumprir o propósito do Senhor.
Muitos nesta hora estão chegando de caminho, cansados e famintos e nós não podemos despedi-los vazios, eles não podem ser despedidos vazios, não podem voltar sem nada.
Devemos pedir emprestado ao “vizinho” (o Senhor) três pães (Mensagem completa – Trindade), que na verdade não são nossos, mas recebemos do Senhor.
Muitos pregam só o Pai e o Filho, não conhecendo o Espírito Santo. Jesus é o amigo que nos empresta os pães – a mensagem completa.
Jesus é nosso amigo, pois Ele se revela e nos dá a conhecer a sua vontade, pois “o servo não sabe o que faz o seu Senhor”.
A igreja fiel é aquela que persevera na oração. Ela não desiste nem se acomoda diante das circunstâncias adversas, mas bate na porta porque conhece o “Amigo” e sabe que Ele abrirá a porta e atenderá à sua oração.

Conclusão

Estamos pedindo, não para nós mesmos, mas para o necessitado e faminto (parentes, vizinhos, colegas de trabalho, etc.). A igreja precisa estar consciente da necessidade das pessoas que batem na sua porta. Se forem despedidas vazias, poderão perecer de fome.



João 19: 23 – AS VESTES DE JESUS

Introdução

Por ocasião da crucificação, as vestes de Jesus foram divididas em quatro partes (este tipo de vestes eram usadas exteriormente) e tomadas por quatro soldados romanos, que as levaram para si.

As vestes se relacionam com aquilo que é visível na vida de alguém, com o seu testemunho e com aquilo que as pessoas conhecem a seu respeito.

Desenvolvimento

As vestes de Jesus falam de um conhecimento superficial e exterior da sua pessoa. Elas apontam para estas características na sua própria vida. Falam das coisas que Ele realizou, de suas palavras, suas obras, suas maravilhas, e que são do conhecimento de todas as pessoas nos quatro cantos do mundo.

Todos conhecem Jesus, quer seja de ouvir falar dele, ou através de livros, filmes, televisão, teatro, etc. No entanto este conhecimento é superficial e exterior, não podendo, por isso, transformar a vida de quem quer que seja. Infelizmente a maioria das pessoas no mundo só conhecem Jesus desta forma.

A túnica era usada por baixo das vestes, era uma roupa interior. Ela representa o conhecimento mais profundo de Jesus, aquilo que está relacionado com a sua intimidade, com seus sentimentos, com suas revelações e a operação (Obra) do Espírito Santo na sua vida.

A túnica era tecida de alto a baixo, apontando para a origem da Obra, que é a  eternidade. Ela não procede de baixo, isto é, dos homens, mas é de cima, de Deus.

Conclusão

Os soldados queriam dividi-la, mas resolveram lançar sorte sobre ela, para que um só a tomasse para si. A Obra do Senhor é única, e não pode ser dividida. Ela é concedida àquele que crê, e quando o homem a recebe, isto acontece por um ato da misericórdia de Deus, a sorte (Graça) caiu sobre ele, através da revelação de Jesus na sua vida.

A partir do momento que a pessoa alcança a revelação de Jesus pela manifestação da Graça de Deus em sua vida, passa a gozar da verdadeira comunhão, vivendo e conhecendo a intimidade do Senhor Jesus e sendo transformado em uma nova criatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário