terça-feira, 2 de julho de 2013

Clamor Pelo Sangue de Jesus 1º Aula

Clamor Pelo Sangue de Jesus
(1º Aula)

INTRODUÇÃO
I – Aplicação do Sangue no Velho Testamento
No exercício do Sacerdócio Levítico
Na consagração dos sacerdotes

II – Aplicação e eficácia do sangue no Novo Testamento
Jesus, o Cordeiro de Deus
O sangue de Jesus operando em nosso favor

III – Porque clamar pelo sangue de Jesus
O efeito do sangue de Jesus em relação:
A Deus
Ao homem
Ao acusador

IV – Conclusão

Temos que iniciar este estudo com um profundo clamor pelo sangue de Jesus, porque, sem dúvida alguma, é o assunto mais importante na Palavra de Deus, para a vida de Seus servos. O clamor pelo sangue de Jesus é a base, o fundamento sobre o qual se estrutura a nossa fé – toda a nossa vida cristã.
Quando clamamos pelo sangue de Jesus é como se disséssemos ao Pai, no início de nossa oração: “Pai santo, olho para mim e na Tua presença vejo-me como ‘... uma coisa podre que se consome...’ Jó 13:28 e sinto-me como nada e menos do que nada é a obra que realizo. Sinto-me como realmente sou: indigno da Tua santa presença. Contudo Alguém pagou por mim o direito de entrar no Santo dos Santos. A minha dívida toda foi saldada por Ele e trago aqui a nota promissória onde Seu amor escreveu – Liquidada”. Aí o Pai nos vê, nos ouve, atende-nos e revela-Se.
Iniciando um estudo que deve abranger vários períodos, temos que restringir-nos a considerações gerais sobre o assunto. Nos próximos períodos iremos aos poucos particularizando e assim aprofundando o estudo, conforme a graça do Senhor Jesus nos conduzir.

I – Aplicação do sangue no Velho Testamento
No exercício do Sacerdócio Levítico
a. A páscoa – Êxodo 12
Um cordeiro – versículos 3 a 5
Imolado por “todo o Israel no crepúsculo da tarde” – versículo 6.
Aspersão do sangue – versículo 7
O sangue garantindo a proteção do Senhor – versículos 12, 13 e 21 a 23
Estatuto perpétuo, soleníssimo – versículos 14 a 17, 24, 25
Ensinada nos lares – versículos 26, 27
Outros detalhes – versículos 37 a 51

Na consagração dos sacerdotes
Em Êxodo 29:1 a 37 e Levítico 8:1-36 é descrita em detalhes a significativa cerimônia da consagração de Arão e seus filhos, escolhidos dentre a tribo de Levi para oficiarem como sacerdotes, para sempre. Notemos a aplicação do sangue:
Na consagração do altar
Os sacerdotes lavaram-se, envergaram as vestes e ornamentos sagrados e receberam o óleo da unção. Depois de imolarem o novilho de oferta pelo pecado, usou Moisés o sangue, aplicando-o no altar para purificação; então derramou o resto do sangue à base do altar, consagrando-o. Levítico 8:15. Assim o sacerdote ao oficiar, passaria sobre o sangue para chegar ao altar.
Na consagração dos sacerdotes
Estes, já lavados, vestidos e ungidos com óleo, recebem agora o toque do sangue. Levítico 8:22-24, para firmar a consagração.
Na ponta da orelha direita
Sobre o polegar da mão direita
Sobre o polegar do pé direito

Lemos em Êxodo 19:6a: “vós me sereis reinos e sacerdócios e nação santa”. Só pelo sangue de Jesus aspergido é possível a santificação e operação deste sacerdócio individual de cada crente. Sangue para ouvir a voz do Senhor. Sangue para executar toda a Sua vontade. Sangue para possibilitar o andar diário com Ele em sua santa Obra.
A vida espiritual dos israelitas e a salvação de suas almas dependiam exclusivamente do sangue derramado nos rituais da expiação e da operação dos sacerdotes em favor de cada pessoa.
Vê-se nitidamente no Velho Testamento
O pecado é a morte, a separação de Deus.
O sangue é a vida, a reaproximação de Deus

Em Isaías 53 temos um quadro perfeito do último e perfeito sacrifício que anularia para sempre o complicado ritual da expiação do pecado.

II – Aplicação e Eficácia do Sangue de Jesus no Novo Testamento.
Jesus, o Cordeiro de Deus. É-nos apresentado por João Batista que, pelo Espírito Santo exclama: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Ele veio em cumprimento dos vaticínios feitos em todo o Velho Testamento. A promessa do Cordeiro de Deus é como uma seta que atravessa todo o Velho Testamento, de Gênesis a Malaquias.
Veio em humilhação – renunciou-Se a Si mesmo, submetendo-Se, qual manso Cordeiro.
Eficácia de Seu sangue derramado por nós.
Justifica-nos diante de Deus – Romanos 5:9
Dá-nos paz com Deus – Colossenses 1:20
Aproxima-nos de Deus – Efésios 2:13
Purifica-nos de todo pecado – I João 1:7
Castigo para os que profanam o sangue da aliança – Hebreus 10:28-29
Vitória final – Apocalipse 12:11
Atinge até os que virão da grande tribulação – Apocalipse 7:14

III – Porque clamar pelo Sangue de Jesus.
Clamamos pelo Sangue de Jesus porque é por Ele que temos nossa justificação perante o Pai. É por ele que podemos manter nosso contato diário e constante com o Senhor. Hebreus 10:19. “De início, cheguei perto pelo sangue e para manter essa nova relação, venho a Deus a todo o momento, pelo sangue”.
Clamamos pelo sangue porque as Escrituras mostram que ele opera eficazmente sobre três aspectos:
Em relação a Deus:
Só sangue satisfaz a justiça de Deus – Destina-se, primeiramente a ser visto por Deus. Então temos que aceitar a avaliação que Deus faz dele. Ao fazê-lo, achamos a nossa própria estimativa. Se, em vez disto procuramos avaliá-lo por meio do que sentimos, não alcançaremos nada e permaneceremos em trevas. Pelo contrário, é questão de fé na Palavra de Deus. Temos que crer que o sangue é precioso para Deus porque Ele assim o diz (I Pedro 1:18-19).
Se Deus pode aceitar o sangue como pagamento pelos nossos pecados e como preço da nossa redenção, então podemos ter certeza que o nosso débito foi pago.
Em relação ao Homem:
Quero perguntar a mim mesmo: “estou realmente procurando o caminho para a presença de Deus através do sangue? Ou por algum outro meio?” O que quero dizer quando afirmo: “Pelo sangue”? Quero dizer apenas que reconheço os meus pecados, que confesso que necessito da purificação e da expiação e que venho a Deus confiante na Obra do Senhor Jesus. Aproximo-me de Deus através de Seus merecimentos e jamais na base do meu comportamento: nunca, por exemplo, na base de ter sido hoje especialmente amável, ou paciente ou de ter feito algo especial para o Senhor. E é por meio do sangue que tenho de me aproximar dEle.
Em relação ao Acusador:
O inimigo é atualmente o acusador dos irmãos (Apocalipse 12:10). O Senhor o enfrentou como tal no seu ministério especial de Sumo Sacerdote, “pelo Seu próprio sangue” (Hebreus 9:12). Como é, então, que o sangue opera contra o acusador? É por meio do colocar de Deus ao lado do homem. Lembre-se do seguinte versículo “... O Sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. I João 1:7. Não é de todo o pecado geral, é cada pecado, um por um; o que significa isto? É algo maravilhoso! Deus está na luz e na medida que andamos na luz com Ele, tudo fica exposto e pertence a Ele, de modo que Deus pode ver tudo – e mesmo nossas condições – o sangue pode nos purificar de todo o pecado.

CONCLUSÃO:
A mensagem do sangue é a mensagem de toda a Bíblia, de Gênesis ao Apocalipse. Quando falamos do sangue do Cordeiro, falamos de Sua vida dada por nós (Levítico 17:14). É por isto que clamamos pelo sangue de Jesus. Porque o sangue não só liberta dos nossos pecados (Apocalipse 1:5), como nos livra do fermento velho Hebreus 9:14.

Um comentário:

  1. Privilegio tiveram as igrejas anteriores e posteriores que não necessitavam do clamor, tinham e tem livre acesso ao trono. Pedro e Paulo qdo curaram o coxo na porta do templo tbm não usaram o clamor, mas invocaram o nome de Jesus.Porque será que dos maranatas Deus exige o clamor, isso não é um privilégio. Isso eu sempre me perguntava qdo ainda estava na igreja. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir